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sexta-feira, 22 de março de 2013

Inteligência Lógico-Matemática

Conforme o ritmo de amostra das noções referentes às Inteligências Múltiplas, falamos sobre a Lógico-Matemática. Segundo Gama (1998), os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas. Gardner, porém, explica que, embora o talento cientifico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio. Diante dessa argumentação, podemos situar um referente dessa inteligência: Einstein.

 FONTE: Marcelino Ferro - Física - I.E.E. Vicente Dutra
              A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações para Educação

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