Menu

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

De onde vem o vocábulo "Inteligência"? O que significa?

Mesmo falando-se tanto em inteligência, você já parou para pensar de onde vem e o que significa esse vocábulo?
Esse vocábulo tem sua origem a partir de duas palavras latinas: inter (entre) e legere (eleger ou escolher) que, sinteticamente, resume-se na noção de que é a capacidade de fazer a melhor escolha entre duas ou mais situações. No entanto, o dicionário Houaiss vai mais além e define inteligência como o "conjunto de funções psiquícas e psicofisiológicas que contribuem para o conhecimento, para a compreensão da natureza das coisas e do significado dos fatos". Ainda acrescenta por dizer que é a "capacidade de resolver problemas e empenhar-se em processos de pensamento abstrato".




3 comentários:

  1. É interessante analisar isso, por que o ser humano se diz inteligente, porém, em muitos dos casos ele não sabe nem o significado disso. De certo modo eu vejo que a inteligência humana evoluiu bastante nos últimos anos. Cada dia que passa surge uma nova "invenção" que até chega a ajudar no dia-a-dia. No entanto o ser humano não usou a Inteligência para muitas outras coisas, fazendo com que sua mente volte a ser igual(ou pior) a de um primata.Exemplo disso são as armas letais,nucleares... Onde suas principais utilidades são destruição e destruição. No mais, essa é minha opinião.

    Gostei do Blog. Espero que venha abordar mais temas desse tipo(a internet tá cheia de porcaria). Usar a Inteligência é saber usar a razão. Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog e da iniciativa dos realizadores em expor e abordar assuntos relacionados a facinante mente humana,principalmente voltado para a inteligência que como o texto acima deixa claro, é a capacidade de fazer a melhor escolha. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a coloboração e, principalmente, o incentivo. De fato, falar acerca da inteligência tem sido algo gratificante para nós, visto a quebra da noção passada pelo senso-comum. Compreendemos, por sua vez, que todo ser humano é inteligente, lógico que observando a sua individualidade. Diante disso, a ideia de que há 'alguém burro' deve ser retirada dos discursos. Para isso, necessita de um trabalho especial com os pais e os educadores.

    ResponderExcluir

Translate